domingo, 12 de outubro de 2008

Feliz Círio 2008!

A berlinda onde a Virgem segue na procissão. Ronald Junqueiro
Segundo domingo de outubro. Às cinco da manhã começa a missa em frente à Catedral de Belém. De lá sairá a romaria do Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa da Igreja Católica no Brasil.

Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, é seguida na procissão do domingo, por quase dois milhões de devotos. É um instante de puro sentimento. E viver essa emoção íntima escapa a qualquer explicação ou tese acadêmica.

Que a Virgem de Nazaré abençoe todos nós e inspire a humanidade para se unir e lutar por um mundo melhor para quem acredita que esse é nosso momento à superfície da vida e queremos ele seja o melhor do tempo que aqui nos cabe.

A devoção à Virgem completa 216 anos. O Círio é considerado o Natal dos paraenses. Do congraçamento na família, encontro com os amigos e uma alegria que brota como olho d´água. O segundo domingo de outubro é o dia do banquete, de fartura com tudo o que se tem direito, com a mesa mais brasileira que se pode provar, da maniçoba ao pato no tucupi, comidas de origem indígena, culinária sofisticada.

A imagem da Virgem Peregrina saiu no sábado, na procissão da trasladação, do Colégio Gentil Bittencourt até à Catedral, onde se realiza a vigília até às 7 horas. A romaria noturna durou seis horas e meia.

A cobertura da festa e um pouco da história estão no site do Portal Basílica de Nazaré.

4 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Círio, querido, e que a Naza continue olhando por nós... Beijo grande!

Suely Nascimento disse...

Hoje, ela estava linda. Em meio a diversas tonalidades de amarelo. É um momento único. Só vale quando ela está bem em frente aos nossos olhos, paradinha, abençoando. É sublime! Depois, acompanhada por centenas de pessoas, segue adiante, o seu caminho. Feliz Círio!

LETÍCIA CASTRO disse...

Taí uma festa que eu adoraria ver um dia e vou, com certeza. Que coisa linda!
Beijo carinhoso pra vc, jornalista! ; )

Carla M. disse...

a fé sempre é comovente.
Feliz Círio pra você e que um dia eu possa ver uma festa tão linda!

abraço,