segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Portal da Globo para a Amazônia

Há certo exagero fantástico de que os brasileiros poderão fiscalizar e cuidar da Amazônia através de um portal da Internet. Mas a iniciativa da Rede Globo é em vinda no sentido de dar mais visibilidade aos problemas que a região enfrenta ao longo da sua história de ocupação. Por certo podermos contar com mais uma, vamos dizer assim, ferramenta para não ficarmos à sombra da ignorância enquanto a floresta se transforma em fogo e fumaça e troncos cortados por motosserras, árvores arrancadas por tratores, água contaminada por mercúrio de garimpos clandestinos, e seja o palco do extermínio de animais, plantas e os povos da floresta.

A Amazônia ganhará um aliado, mas o aliado ganhará uma Amazônia no marketing internacional da emissora, que já poderia ter um portal desse tamanho ou até de tamanho modesto bem antes dessa catástrofe anunciada, da ameaça crescente de fim dos tempos para a maior floresta tropical do planeta.

Vamos torcer para que essa frente de defesa seja uma ação permanente e não apenas fogo de palha. Essa observação, longe de ser um manifesto de má vontade ou ladainha de quem é do contra porque é bonitinho ser oposição é, na verdade, um estado de alerta para ficar de olho no portal, já que foram tantas as portas fechadas a uma região cobiçada por todos e que pouco recebe de todos os que a cobiçam. Que o digam os povos da floresta.

Uma sacada do portal GloboAmazônia que merece aplauso é a atualização do mapa, em tempo real, via satélite, englobando toda a Amazônia legal. As informações vão ser atualizadas diariamente e virão direto dos computadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os internautas poderão visualizar a região clicando em ícones sobre o mapa. Eles também poderão formar comunidades, ter um ranking dos usuários mais ativos nas denúncias e discutir a tomada de providências em ferramenta que permite a comunicação do Portal Globo Amazônia com a rede de relacionamentos do Orkut.

ENTRE NO PORTAL!

Nenhum comentário: