quinta-feira, 1 de abril de 2010

As 10 mais da Bossa Nova + 1. Play list publicada em setembro de 2008. E ainda é muito acessada. Abro o arquivo. Abençoada culpa da Tintin...

Colagem a partir de várias publicações. Ronald Junqueiro

As dez mais e mais uma sem voto de minerva. A lista não tem nada a ver com a Billboard. Muito menos com o baixo nível dos candidatos à eleição municipal. Os amigos daqui, desta banda larga, citaram as três músicas da Bossa Nova que mais gostavam (e reclamaram muito por terem de indicar apenas três músicas!)

Acho que foi um momento bom de revisitação. São 50 anos. O mundo é mais velho. Segue a lista das 10 + 1 do Imarginálico e, claro, muita coisa ficou longe da lista e outras nem foram citadas. Valeu!

+ Chega de saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
+ Desafinado (Tom Jobim e Newton Mendonça)
+ Eu sei que vou te amar (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
+ Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
+ Wave (Tom Jobim)
+ Só tinha que ser com você (Tom Jobim e Alysio de Oliveira)
+ Insensatez (Tom Jobim)
+ Se todos fossem iguais a você (Tom e Vinícius)
+ O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
+ Samba do avião (Tom Jobim)
+ Corcovado (Tom Jobim)

O grande Antônio Carlos Brasileiro Jobim é a grande referência da Bossa nova, ele seus parceiros. A voz do povo é a voz de Deus. Excessão: unanimidade inteligente. Mas não podemos esquecer outros geniais compositores que não entraram nessa brincadeira de roda como João Donato, Francis Hime, Baden Powell, Carlos Lyra, Billy Blanco, Johnny Alf, Sérgio Ricardo, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Chico Feitosa, Geraldo Vandré, Luiz Bonfá e toda uma geração que veio depois de Tom.

Se a lista fosse minha, eu acrescentaria mais 10:

+ A Rã (João Donato e Caetano Veloso)
+ Chora tua tristeza (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini)
+ Chovendo na roseira (Tom Jobim)
 Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
+ Estrada do Sol (Tom Jobim e Dolores Duran)
+ Eu e a brisa (Johnny Alf)
+ Gente (Marcos e Paulo Sérgio Valle)
+ Influência do jazz (Carlos Lyra)
+ O Pato (Neuza Teixeira e Jayme Silva)
+ Você (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)

+++++

Mail de Tintin...e a play list se mantém atual.

Ola Ronald!!!
Eu achei sua play list sobre a Bossa Nova pelo site do Terra. Nao me pergunte como, foi Google total (o que e' otimo, nao e'?! eheh Significa que vc esta' tendo MUITAS visitas..eheh)
Voltei para te dizer de onde veio a fonte, pois sei como os meios que chegam aos nossos blogs sao importantes para nós comunicadores.
Eu sou estudante de jornalismo e agora estou morando na Argentina. Estava procurando sobre Bossa pq quero mostrar aos meus amigos a musica brasileira e daqui uns dias vou escrever sobre a falta que elas nos fazem, quando estamos fora do pais!!
Mas ja estudei na UFMG sobre musica tb e Bossa sempre me encantou!

Muito sucesso e sorte!
Cintia Gontijo (ou so' Tintin)
ps.: ah, eu sou de Bh!!! eheh Bjo

3 comentários:

Cintia Gontijo (Tintin) disse...

A-D-O-R-E-I!!!!!!!!!!!!!
ehehhe

ah ps.: qdo eu achei o blog pelo terra, pensei "ah o terra deve pagar alguma coisa para este blog!!"ehhe

Vou por um link de acesso ao seu blog no meu!!

http://nomundodecintia.blogspot.com

Bjo

Ana Luiza disse...

Amei rever a lista! Também quero "Eu e a brisa"! Beijo.

Unknown disse...

Hi, Ana Luiza, nós e a brisa, nós e os vendavais, nós e os ventos...Johnny Alf faz falta. Mas deixou essa riqueza para que a gente possa murmurar enquanto olha o tempo, ou lembra de alguém ou revira aqui e ali nosso bauzinho das memórias. Amei também republicar essa play list. Beijos.